sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A grandeza de um educador: Paulo Freire, sua fé e a Teologia da Libertação

Alguns dias atrás, folheando alguns materiais sobre educação, em especial sobre o educador Paulo Freire; deparei-me com um vídeo que logo chamou atenção. Tratava-se sobre uma magnífica entrevista do incansável educador Paulo Freire acerca de sua fé e sua relação e postura de trabalho como cristão.
Ao longo de sua maturidade e já delimitado pelos seus últimos anos de caminhada, Paulo Freire falava em sua última entrevista, sobre a sua relação com a educação, com o poder transformador que a educação proporciona enquanto fator sócio-transformador direto e relata belissimamente onde baseou-se para editar suas teorias. Muitos o chamam de utópico, sonhador e que se afasta da realidade, mas Freire revela sua dedicação em especial aos mais necessitados. O olhar solidário sobre os mais necessitados nasce sobre sua fé em Cristo e na vida prática cristã dessa fé. Com toda sua serenidade ele equipara essa fé a uma vida prática, na proximidade com Cristo vivenciando e contribuindo na formação da vida das pessoas: é uma postura ética e de coragem, que exige desapego e total dedicação das energias em prol da causa.
E foi assim, que Paulo Freire viveu, defendendo incessantemente sua paixão e amor pela educação, pelo caráter humano e sócio-transformador do educador e pela contribuição que esse educador tem a dar por nossa sociedade. Ele comenta ainda, nessa entrevista, essa sua proximidade com a vida cristã prática, com a ética e com a doação nesse papel transformador cristão: E foi assim que ele viveu até seus últimos dias de vida, com exemplar doação e dedicação.

*Paulo Freire é um dos pedagogos mais admirados e respeitados em todo o mundo. É autor de livros célebres como a "Pedagogia dos Oprimidos", "Educação como prática da liberdade" e "Pedagogia da Autonomia".

Nenhum comentário: