sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fraternidade e Segurança Pública: Campanha da Fraternidade 2009



por Uilian Dalpiaz

Começamos a partir desta última quarta-feira(cinzas) a refletir oficialmente o tempo de Quaresma. Quaresma que é tempo de conversão: esperamos a redenção maior de Cristo Jesus que a após todo o seu martírio e dor, ressuscita e salva a toda a humanidade. E é nesse tempo de penitência, reflexão e conversão, que a Igreja do Brasil reflete e aprofunda-se especialmente em algum tema que necessite nossa atenção. A Campanha da Fraternidade vem incitando-nos desde a década de 60 a realmente nos convertermos e agirmos em prol das angústias e necessidades da sociedade brasileira.

A CF 2009 traz um tema bem peculiar aos nossos dias atuais: Segurança Pública. E não à toa a falta de segurança pública mexe com vários universos, várias questões, talvez algumas até antagônicas, mas que resultam numa grande "corrente negativa" que gera violência, miséria e opressão. "Fraternidade e Segurança Pública", esse nosso tema da CF 2009 quer chamar a atenção para a falta de cultura de paz em nossa sociedade, mas, sobretudo, para a falta de cultura da Justiça, pois como o lema da CF desse ano, bem ressalta "A paz é fruto da Justiça"(Is 32,17).

Lembremos que a justiça não nasce de olhares piedosos ou do maldito conformismo que, por horas, inunda nossos corações; a justiça se faz na prática do nosso dia-a-dia, nas nossas atitudes para mudar o que está posto, no nosso voto na hora de escolhermos nossos representantes(e principalmente na constante cobrança a eles, depois de eleitos), na busca de políticas públicas para a Juventude, na partilha, doação, atenção... são vários aspectos concretos que nos chamam a encarar a realidade e como verdadeiros cristãos a seguir e cumprir o Projeto de Jesus Cristo; não simplesmente fechar os olhos para a realidade, mas encará-la, pois sabemos é difícil a nossa escolha, mas quando respondemos ao chamado de Cristo, aceitamos: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". (Mc 8,34).

Lembramos também de toda a miséria, o trabalho escravo que vitimiza principalmente crianças e jovens. Em 2007/2008 tivemos 8,6 mil casos de trabalho escravo no Brasil, segundo a CPT. E o que é mais triste, é que todos aqueles que combatem o trabalho escravo são reféns da sua luta por paz e justiça(são mais de 800 lideranças mortas só no estado do Pará) segundo dados também da CPT. Saibamos encarar a todas essas realidades que muitas vezes pensamos estar distantes de nós, mas que na verdade, acontecem embaixo de nossos olhos e não sei o porquê, não as enxergamos.

Nós jovens, estamos inseridos de modo especial também na CF 2009, basta lembrarmos que os jovens são as principais vítimas da violência, da falta de justiça e de oportunidades. O desamor, desafeto e falta de atenção em nossas casas, muitas vezes fazem dos jovens revoltados contra a tudo e todos, eles exprimem toda a sua energia e pureza de sentimentos: rejeição, angústia, depressão em atos muitas vezes que eles mesmos não têm consciência, pois a Juventude com caráter ainda em formação é alvo fácil diante à sua fragilidade frente a toda maldade que assola a humanidade. Saibamos centrar nossas energias para refletir acerca das várias injustiças que cometemos às nossas pseudo-óticas de muitas vezes explicitarmos nosso próprio conceito de "fazer justiça". Só Deus pode fazer justiça, e não à toa deu-nos seu filho, e que antes mesmo de nascer já era chamado: "O Príncipe da Paz".



Dicas aos Grupos de Jovens: A CNBB lançou junto as edições especiais sobre a CF 2009, um subsídio para ser usado nos encontros dos Grupos de Jovens, chama-se "Jovens na CF", e pode ser facilmente encontrado no site das edições CNBB ou na sua secretaria paroquial/diocesana.

Dicas de aprofundamento sobre a CF 2009:
Além de todos os subsídios da CNBB:
nesse link (clique aqui), a Revista Família Cristã traz reportagens sobre a CF na sua edição de fevereiro, bem como outros artigos facilmente encontrados no site da CNBB.

Nenhum comentário: