domingo, 15 de fevereiro de 2009

Pastoral da Juventude celebra sua 9ª Assembléia Diocesana



Neste último final de semana, 14 e 15/02, realizou-se no Colégio Marista em Criciúma a 9ª Assembléia Diocesana da Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma. Jovens de diferentes paróquias, comarcas, grupos de jovens, comunidades, realidades e pensamentos reuniram-se para celebrar, direcionar e avaliar à luz do tema Pastoral da Juventude: Identidade e Missão e lema "O que não tem sabor de vida, não merece nossa escolha" (Pe. Ludgero Buss) toda a caminhada da Pastoral da Juventude nesses últimos três anos, bem como trazer presente e celebrar toda a sua bonita história e edificação em busca da civilização do amor.

A Assembléia contou com uma empenhada equipe de preparação(EPA), que planejou e organizou todos os detalhes para o seu sucesso. Sucesso, que se deu também pela construção efetiva de todo o processo preparatório que antecedeu a esse bonito evento: a vida e celebração das comunidades e dos grupos que avaliaram às suas/nossas realidades e trouxeram importantes informações que puderam assim formar subsídios no intuito de fornecer dados de como anda o rosto da Juventude diocesana. A assessoria da assembléia ficou sob a coordenação de Geraldo Pires(Pé) da ONG Trilha Cidadã, que incitou a toda a Juventude uma reflexão para com esse rosto da Juventude da Diocese de Criciúma: discutiu-se, avaliou-se e estudou-se em grupos o quanto se pôde avançar ao longo desses anos. Foram atividades iniciadas, projetos realizados, sonhos concretizados. Muitas alegrias (como a criação da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude-EDEJU, estruturação de uma equipe de comunicação diocesana, construção de materiais em parceria com outras pastorais e serviços, subsídios para os grupos de base, etc) que reavivaram o rosto jovem e puderam trazer novas perspectivas para com os jovens da diocese. Também percebeu-se e foi-se de encontro com as "pedras existentes no caminho", as dificuldades do dia-a-dia que muitas vezes são obstáculos para esse crescimento contínuo: constatou-se, discutiu-se e apresentou-se soluções para que a nova Coordenação possa dispor de prioridades que nortearão as linhas do plano de ação da Pastoral Juventude da Diocese de Criciúma.

A Assembléia também foi momento para se memorizar toda a caminhada de 11 anos da Pastoral da Juventude na Diocese e eleger a sua nova coordenação. A imagem do eterno amigo Pe. Ludgero Buss esteve sempre presente na memória e na celebração das importantes conquistas que conseguiu-se realizar ao longo dessa construção permanente. No encaminhamento da nova coordenação diocesana, aconteceu a indicação do então coordenador da Pastoral da Juventude da Comarca de Araranguá e da Equipe de comunicação da PJ, Marcos Tramontin Serafim, cujo o qual contemplou a todos os critérios exigidos pelo regimento da assembléia e, consequentemente, teve seu nome aclamado como novo Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude da Diocese de Criciúma. A nova coordenação, além de ter Marcos como coordenador geral, será também composta pelos membros das coordenações comarcais da Pastoral da Juventude.

Teve-se ainda importantes presenças na 9ª assembléia como o administrador diocesano Pe. Wilson Buss, o assessor referencial da PJ diocesana Pe. Bento Zilli, bem como outros assessores da PJ como Gláucio Mota, Gilberto Trombim, Neuza Mafra(ex-coordenadora diocesana de pastoral), além da presença do secretário regional das PJ's de Santa Catarina, Rodrigo da Silva.

Ao final da Assembléia realizou-se a celebração de envio coordenada por Pe. Wilson e Pe. Bento e prestou-se homenagem aos, agora, ex-membros da Coordenação Diocesana(Jordana, Barzan e Robinho). A 9ª Assembléia da PJ encontrou total êxito na disposição dos seus objetivos e na participação de todos para a realização destes. A PJ segue firme em busca da civilização do amor, trazendo....

"No rosto da Juventude, sorriso e virtude virando canção".
(Zé Vicente)

Mais fotos? Clique aqui!

Fonte: www.pjdiocri.blogspot.com

Nenhum comentário: